segunda-feira, 8 de julho de 2013

Curso de Tingimento Natural

Recentemente fiz um curso delicioso de tingimento natural. A professora, uma japonesa pequenininha, extremamente dedicada à sua arte, com um grande conhecimento de vida e da sua profissão, nos recebeu em sua casa com toda a simpatia do mundo. Foi uma aula muito especial, onde eu e mais quatro amigas queridas aprendemos muito além da surpreendente arte de tingir tecidos com elementos da natureza.
Na primeira parte do curso, aprendemos algumas possibilidades de tintura com matérias primas que temos facilmente ao alcance de nossas mãos, como café preto, pétalas de rosas, casca de cebola.... Utilizamos também outros elementos, um pouco mais difíceis de serem conseguidos, como serragem de pau-brasil e folhas de oliveira... (Poderíamos também ter usado mais uma centena de outras coisas, como rama de cenoura, beterraba, folhas secas de eucalipto, casca seca de frutas, sementes de flores e frutos, etc etc etc.)
Tudo isso passou por uma fervura de aproximadamente 15 minutos... dentro de "penicos" de ágata! Isso mesmo: penicos!!!! Foi muito curioso e engraçado ver uma cozinha muito bem equipada com um montão de penicos para todos os lados!!! Cada um deles com uma mistura diferente!!! E a alquimia rolando solta!!!!
Depois da fervura, fizemos a imersão de pequenos retalhos de seda e algodão na água já tingida pelas substâncias... Todos adquiriram cores distintas, dependendo da mistura à qual foram submetidos!
Depois dessa imersão, que também durou aproximadamente 15 minutos, os tecidos foram retirados da tintura e foram colocados em outros recipientes, dessa vez contendo diferentes tipos de "mordentes", que propiciam a fixação permanente da cor no tecido. Utilizamos três tipos de mordente: decoada, ferro e alumínio. O mordente "decoada" é o resultado de queima de cascas de árvores e folhas secas. O mordente "ferro" é extraído da fervura de pregos de ferro devidamente enferrujados... Já o mordente "alumínio" é conseguido com a pedra hume, facilmente encontrada em farmácias.
Depois de colocados nos mordentes, SURPRESA!!!!! Como uma alquimia maravilhosa, milagrosamente os tecidos foram ganhando diferentes colorações, conforme iam sendo colocados nas misturas mágicas....
Eu e minha amigas ficamos fascinadas com tantas possibilidades. A natureza é mesmo surpreendente conosco!!! Voltamos para nossas casas com 1001 ideias novas e muita vontade de sair tingindo tudo por aí..... Quer juntar-se a nós???

Nenhum comentário:

Postar um comentário